terça-feira, 30 de junho de 2009

Macaco ou Raposa?

Esta era a dúvida que tínhamos sobre qual bicho teria mais espaço na mídia mineira no dia seguinte. A vitória cruzeirense ou o “macaco”, substantivo comum que pode adquirir conotações preconceituosas dependendo da entonação do momento. E num é que deu macaco mesmo!? Isso porque o jogador argentino do Grêmio, Maxi Lopes, foi acusado pelo jogador cruzeirense, ElíCarlos, de o tê-lo chamado de macaco, após uma jogada dura no rolar da partida que terminou com uma bela vitória cruzeirense por 3 a 1, diante de mais de 50 mil torcedores no Mineirão em jogo válido pela semifinal da Taça Libertadores da América. A equipe de esportes do CVNATV entrou em campo na quinta (25/06) para assistir e analisar como os programas esportivos de Minas Gerais abordariam a repercussão desse grande jogo de quarta-feira (24/06) e ainda as principais notícias do dia esportivo.
O que nós, Alisson, Renato e Felipe, integrantes da turma de jornalismo 2009 da UFSJ, vimos na tv através dos programas Minas Esporte (BAND MINAS), Alterosa Esporte (SBT) e Globo Esporte (Globo Minas), respectivamente, será aqui brevemente comentado. O Alterosa Esporte, apresentado pelo jornalista DIPLOMADO na UFJF, Leopoldo Siqueira e que vai ao ar a partir de 12:15hs, destacou logo na abertura a polêmica entre os dois jogadores, o clima antes do jogo e ainda a venda do zagueiro atleticano Leandro Almeida para o Dynamo da Ucrânia e os preparativos da seleção para o jogo contra a África do Sul pelas semifinais da Copa das Confederações. O Globo Esporte, exibido ao 12:50hs, apresentado pela simpática jornalista DIPLOMADA Letícia Renna, também enfocou em sua escalada de abertura a vitória cruzeirense, as polêmicas do jogo, a venda do zagueiro atleticano e o jogo do Brasil. Já no bem informal Minas Esporte, que vai ao ar às 13:20hs ancorado pela apresentadora, repórter e “marqueteira” Dimara Oliveira, que também é DIPLOMADA, a abertura do programa foi bem simples e rápida, focando o jogo do Cruzeiro e suas polêmicas e a venda do zagueiro atleticano. Nada de seleção brasileira...que isso...
Nos três programas analisados, claro, por serem mineiros e pelo grau de importância de uma semifinal de Libertadores, a maior parte do tempo só se falou do Cruzeiro, ainda mais que o Atlético, líder do Brasileirão 2009, não jogou no meio da semana. Alterosa e Globo Esporte distribuíram o tempo para os destaques de suas edições de maneira bem parecida, diferenciando-se somente no linguajar de seus apresentadores e comentaristas. Na Alterosa muito humor e informalidade, na Globo muita técnica e agilidade e na Band, muitas propagandas em meio aos assuntos dentro do programa, isso sem contar que nem falaram do jogo do Brasil e ainda por cima deram muito espaço para declarações de Aécio Neves sobre a polêmica do “macaco”, o que acabou deixando no ar a intenção de se fazer politicagem e sensacionalismo. Claro, se a indignação do governador e dos comentaristas foram reais, muito bom, pois no futebol, na mídia e na vida não pode haver mais espaço para macaquices de raposas políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário