Pois é, agora você pode! Sabe por quê? O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 17 de junho que o diploma para jornalismo não é mais necessário. Com uma goleada de 8 a 1, o gol de honra foi do ministro Marco Aurélio, o único a favor da manutenção do diploma jornalístico.
Este, implantado durante a ditadura militar, levou um cartão vermelho nessa quarta-feira. Os ministros defenderam a liberdade de expressão para todos os cidadãos, justificando que os 40 anos de obrigatoriedade reprimia as opiniões.
Para os estudantes, essa quebra da obrigatoriedade desvaloriza os anos de estudo superior. É claro, assim concorreremos com pessoas que não dominam a teoria que suamos para aprender (Ô, e como!). Além disso, a profissão foi comparada pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, com um chefe de cozinha (Vai uma notícia, aí?), “um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área”, porém cada profissão têm suas características e seu público. (Que continue assim...).
" Penso que o jornalista ele deve ter uma formação que viabilize a atividade profissional que repercute na vida dos cidadãos em geral", foi assim que o ministro Marco Aurélio Mello defendeu nossos direitos perante o Supremo Tribunal. Nós, estudantes de jornalismo, agradecemos a sua tentativa =D .
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário